Setúbal consolida <br>finanças municipais

No dia 28, a Câmara de Setúbal aprovou, em reunião pública, a proposta das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016, com uma dotação inicial de 116 milhões de euros e 970 mil euros.

O documento financeiro indica a preocupação de «prosseguir uma estratégia de rigor e de maior contenção da despesa pública, para reforço e consolidação das finanças municipais», a par do «desenvolvimento sustentável e harmonioso do município, com o propósito da melhoria da qualidade de vida dos munícipes, considerando as actuais condicionantes sócio-económicas e financeiras».

É ainda propósito da autarquia «criar condições para a continuidade da realização dos projectos municipais, tirando o máximo aproveitamento das oportunidades de cofinanciamento a estabelecer pelo novo Quadro Comunitario – Portugal 2020 que adopta os princípios de programação da Estratégia Europa 2020».

O documento aprovado, que será sujeito à apreciação da Assembleia Municipal, traça, num preâmbulo assinado pela presidente da autarquia, Maria da Dores Meira, a política de intervenção nas diversas áreas no quadro das Grandes Opções do Plano para 2016, que apresentam um valor de 52 milhões 226 mil e 600 euros, num «contexto económico-financeiro em que são evidentes graves limitações e fortes constrangimentos à actividade do Poder Local».

Redução do IMI

No dia 30, em conferência de imprensa, Maria das Dores Meira informou que os munícipes do concelho de Setúbal poderão ver reduzidas as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Depois do esclarecimento da Direcção Geral das Autarquias Locais, solicitado pela CDU, que dá conta da não obrigatoriedade do município de Setúbal na aplicação de taxas máximas de IMI, falta agora o parecer jurídico para que o processo dê entrada nas finanças até 30 de Novembro.

«Temos plena consciência do fardo fiscal a que os proprietários de imóveis estão sujeitos e sempre afirmámos que, se tal fosse legalmente possível, a Câmara Municipal reduziria a taxa de IMI», salientou a eleito do PCP.




Mais artigos de: Nacional

Prioridades para o futuro

A Direcção Nacional (DN) da JCP esteve reunida, nos dias 24 e 25 de Outubro, em Lisboa, para discutir e analisar a situação política e social que os jovens portugueses vivem e traçou linhas de trabalho para intensificar a luta por uma sociedade e um mundo mais justos.

Lei desumana

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) exige a revogação da nova lei que altera o regime especial de protecção na invalidez, um desumano e inaceitável retrocesso no direito à protecção social.

Reforço do investimento <br>em Palmela

A recuperação e consolidação da saúde financeira do município de Palmela permitiu a aprovação de um Orçamento para 2016 e das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2016-2019 com uma reforçada capacidade para acolher novos investimentos, desagravar os impostos municipais e reforçar o apoio às famílias e ao movimento associativo.

Continuação da farsa <br>em Aljustrel

«Mais uma vez, o executivo da Câmara Municipal de Aljustrel acaba por iludir os seus munícipes através do logro Orçamento Participativo», acusam, em comunicado, os vereadores comunistas, salientando, no entanto, que a iniciativa «tem...

Rigor em Alcochete

A Câmara de Alcochete aprovou, por maioria, no dia 2, o Orçamento para 2016, no valor de 20,7 milhões de euros. «Um dos grandes objectivos deste mandato passa, efectivamente, por sanear financeiramente a Câmara Municipal, e, para isso, teremos necessariamente...

Grândola com capacidade <br>de investimento

A Câmara de Grândola aprovou, no dia 27, o seu Orçamento para 2016, no valor de 19,3 milhões de euros. De acordo com o presidente da autarquia, António Figueira Mendes, «após implementarmos uma rigorosa gestão financeira nos dois primeiros anos de mandato, focada em...

Morreu José Fonseca e Costa

O realizador José Fonseca e Costa faleceu no dia 1 de Novembro, em Lisboa, aos 82 anos, vítima de uma pneumonia. Ontem, quarta-feira, foi homenageado pela Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a exibição do seu filme «Sem sombra de pecado», baseado no conto «E aos costumes...

Contra privatização <br>dos SMTUC

A Comissão de Utentes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) solicitou, esta semana, reuniões ao presidente da Câmara de Coimbra, ao Conselho de Administração dos SMTUC, ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local...

Revista Poder Local

«Poder Local Democrático e Participativo» é o tema do segundo encontro da Revista Poder Local. A iniciativa – que se realiza no dia 12 de Novembro, às 10 horas, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures – pretende dar a conhecer as experiências de...